14 Bis e Santos Dumont - Imagens Coloridas por computador
Santos Dumont, conhecido como o "pai da aviação", foi um inventor, engenheiro e piloto brasileiro que realizou muitos feitos notáveis na história da aviação. Ele é especialmente lembrado por sua contribuição para o desenvolvimento do avião de asa fixa, conhecido como 14 Bis.
Santos Dumont nasceu em 1873 no Brasil e desde cedo mostrou interesse por mecânica e tecnologia. Ele mudou-se para a França no final dos anos 1890, onde começou a trabalhar em projetos aeronáuticos. Ele construiu e pilotou vários balões e dirigíveis, estabelecendo vários recordes de voo.
Santos Dumont continuou a desenvolver e melhorar o 14 Bis, e em 1907, realizou um voo de mais de 200 metros, estabelecendo um novo recorde de voo. Ele também desenvolveu técnicas de decolagem e pouso, e inventou o sistema de direção com cabo, que ainda é usado em aviões modernos.
Santos Dumont também foi um defensor da aviação comercial e civil, e acreditava que os aviões poderiam ser usados para transportar passageiros e cargas. Ele fundou a Companhia Brasileira de Navegação Aérea, que foi a primeira empresa de aviação comercial no Brasil.
Santos Dumont é lembrado como um visionário e herói nacional no Brasil. Ele é creditado com a invenção do avião de asa fixa e é considerado um dos pais da aviação. Suas contribuições para o desenvolvimento da aviação foram fundamentais para o progresso da humanidade e seus feitos são celebrados até hoje.
14 Bis voando em Paris na França, pilotado pelo brasileiro Santos Dumont